Relatório do Projeto Educação LGBTI
Conscientes da ocorrência de muitas situações de homofobia, bifobia e transfobia nas escolas portuguesas e que, por esse motivo, a escola ainda não é um espaço seguro para a juventude lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo, ou percecionada como tal, a rede ex aequo decidiu lançar o Projeto Educação LGBTI em 2005.
Através de formulários disponibilizados em papel ou em suporte informático a estudantes e docentes que acolhem as sessões do Projeto Educação, a associação recolhe dados sobre o ambiente escolar e a aceitação e abertura a temas LGBTI, tanto na matéria lecionada em sala de aula, como nas interações entre pares. Os formulários visam também recolher testemunhos de situações de discriminação que tenham acontecido à própria pessoa ou a terceiros, quer no espaço escolar ou fora deste. Permitem, ainda, retirar conclusões sobre a capacidade que docentes têm para abordar estes temas, e a sua competência em agir em situações discriminatórias relacionadas com orientação sexual, identidade e expressão de género.
A importância do relatório deriva da capacidade de quantificar episódios de discriminação ocorridos em ambiente escolar em Portugal, sendo por isso uma ferramenta única e muito útil para que se tomem medidas inclusivas e preventivas de más condutas, promovendo um futuro cheio de jovens, jovens-adultos e adultos possuidores de valores de igualdade, cidadania e respeito pela diversidade e pelos outros.
De destacar que a participação no preenchimento de cada formulário é realizada única e exclusivamente por vontade própria de cada pessoa. A rede ex aequo apenas permite um registo detalhado e anónimo por cada ocorrência.
Relatórios do Projeto Educação LGBTI
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Relatório do Projeto Educação LGBTI 2019 |
Relatório do Projeto Educação LGBTI 2016-2018 Julho 2019 |