Escola ex aequo
A rede ex aequo promove, todos os anos, escolas ex aequo em localidades diferentes do país. Num formato 3 em 1, esta escola inclui duas formações para o voluntariado em dois projectos da associação: a coordenação dos Núcleos LGBTI e a realização de sessões do Projecto Educação LGBTI, bem como formação para voluntariado noutra modalidades. Se achas que chegou a altura de dares o teu contributo para o crescimento da associação, esta é a tua oportunidade!
Gostas de falar para pequenas plateias? Vem conhecer melhor o Projecto Educação LGBTI e ter um impacto na educação da juventude. Sentes-te bem a coordenar dinâmicas de grupo e a realizar eventos LGBTI? Gostaríamos de te ver a coordenar um núcleo na cidade onde vives.
Inscreve-te já na próxima escola ex aequo e vem criar um impacto positivo na sociedade!
Formação para Projecto Educação LGBTI
Esta formação é direcionada a jovens que queiram ter um impacto na educação das novas gerações, e desconstruir o preconceito e a homo/bi/transfobia desde cedo. As pessoas inseridas no Projecto Educação LGBTI vão a escolas dinamizar sessões sobre orientação sexual, identidade e expressão de género.
O Projecto Educação LGBTI é um projecto da rede ex aequo que visa uma intervenção educacional através da interação com estudantes e profissionais educativos, procurando transmitir informação sobre os temas da orientação sexual, identidade e expressão de género. Todos os anos levamos estas sessões informativas a escolas de Norte a Sul do país, através da nossa bolsa para o voluntariado. Estamos a alargar essa bolsa e queremos levar mais sessões a mais escolas do país; e para isso, contamos com a tua ajuda!
Formação para Coordenação de Núcleos LGBTI
Esta formação serve para jovens que queiram abrir e coordenar núcleos da rede ex aequo em qualquer local do país, para que seja possível a realização de reuniões, actividades e eventos para jovens LGBTI e para a população em geral. Os núcleos da rede ex aequo são um projecto da associação que permite juntar um conjunto de jovens interessades em fomentar a igualdade e lutar contra a discriminação com base na orientação sexual, identidade e expressão de género de uma forma mais local e ativa.
A rede ex aequo tem vários núcleos a funcionar pelo país, nomeadamente Lisboa, Coimbra, Porto, Madeira e São Miguel. Mas queremos espalhar este projecto para que todas as regiões tenham pelo menos um espaço seguro para a juventude LGBTI se reunir e participar em actividades de convívio, aprendizagem entre pares, e partilha, bem como oportunidades de abordagem e sensibilização de temas LGBTI para a população em geral. Com esta formação podes fazer parte do conjunto de pessoas que torna essa realidade possível!
Formação para Voluntariado noutras modalidades
Esta formação serve para jovens que queiram envolver-se na associação e não necessáriamente nos projetos acima descritos. Isto inclui voluntariado na equipa de design e comunicação, trabalho de tradução, entre outros. Esta formação, quando em formato online pode ser realizada simultaneamente com a formação para o Projeto Educação LGBTI ou para a Coordenação dos Núcleos LGBTI.
PRÓXIMAS EDIÇÕES:
- 26ª escola ex aequo - Ponta Delgada (R.A. Açores) - 6 a 8 dezembro
EDIÇÕES ANTERIORES:
- 25ª escola ex aequo - Online - 12 a 21 de abril (2024)
- 23ª escola ex aequo - Online (2023)
- 22ª escola ex aequo - Coimbra - 28-30 outubro (2022)
- 21ª escola ex aequo - Madeira - 21-23 outubro (2022)
- 20ª escola ex aequo - Ponta Delgada (R.A. Açores) (2022)
- 19ª escola ex aequo - Aveiro (2022)
- 18ª escola ex aequo - Santana (R.A. Madeira) (2022)
- 17ª escola ex aequo - Coimbra (2021)
- 16ª escola ex aequo - Online (2021)
- 15ª escola ex aequo - Online (2021)
- 14ª escola ex aequo - Online (2020)
- 13ª escola ex aequo - Porto (2019)
- 12ª escola ex aequo - Ponta Delgada (R.A. Açores) (2019)
- 11.ª escola ex aequo - Porto Moniz (R.A. Madeira) (2019)
- 10.ª escola ex aequo - Lisboa (2019)
- 9.ª escola ex aequo - Porto (2018)
- 8.ª escola ex aequo - Lisboa (2018)
- 7.ª escola ex aequo - Faro (2018)
- 6.ª escola ex aequo - Braga (2017)
- 5.ª escola ex aequo - Faro (2017)
- 4.ª escola ex aequo - Aveiro (2016)
- 3.ª escola ex aequo - Évora (2015)
- 2ª escola ex aequo - Lourinhã (2015)
- 1ª escola ex aequo - Lisboa (2014)