5º ciclo de cinema LGBT
A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes, editou em 2008 o seu 5.º Ciclo de Cinema LGBT, iniciativa que se enquadrou na 18.ª edição da Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa.
Foram apresentadas 6 sessões de filmes de temática LGBT nos dias 28, 29 e 30 de março, durante o período da tarde e noite, com vista a possibilitar uma maior flexibilidade no horário da projeção de filmes. No final de cada filme houve um debate de 30 minutos. A entrada foi livre!
Sexta-feira, 28 de março de 2008, 18h00
A MI MADRE LE GUSTAN LAS MUJERES (L)
Daniela Féjerman e Inés París, 96m, Espanha, 2002
Legendas em Inglês
Sofia apresenta às suas filhas adultas o seu novo amor: da mesma idade que elas, de nacionalidade checa, com impressionantes dotes de pianista e do sexo feminino. A neurótica Elvira, uma das filhas, demonstra sérias dificuldades em aceitar a aparente e súbita mudança de orientação sexual da mãe ao ponto de se ver a braços com um esgotamento nervoso. Sol, a filha mais nova, escreve uma canção rock grosseira sobre o assunto e exibe-a num concerto. Juntas, as filhas conspiram na tentativa de separar a mãe da sua nova namorada. O plano corre terrivelmente mal conferindo a este filme de comédia ligeira um travo suave de drama divertido.
Sexta-feira, 28 de março de 2008, 21h30
JUSTE UNE QUESTION D'AMOUR (G)
Christian Faure, 88m, França, 2000
Legendas em Português
Laurent, de vinte e três anos, partilha o apartamento com a sua melhor amiga. Afirmando perante todos a sua preferência pelos rapazes, apenas os seus pais ignoram a sua homossexualidade. Junto deles, Laurent é o filho modelo e usa a sua colega de casa para iludir questões sobre a sua vida privada. Já de si difícil, esta dupla identidade torna-se insustentável quando Laurent se apaixona por Cédric.
Sábado, 29 de março de 2008, 18h00
SOUTHERN CONFORT (T)
Kate Davis, 90m, EUA, 2001
Legendas em Inglês
Este documentário relata o último ano da vida de Robert Eads, um transexual (ftm) a quem foi diagnosticado um cancro nos ovários e cujo tratamento foi recusado por 24 médicos que temiam prejudicar as suas carreiras e reputação. Quando Eads finalmente recebe tratamento, o seu cancro encontra-se já num estado demasiado avançado que se revela fatal. Vencedor de 6 prémios e 2 nomeações.
Sábado, 29 de março de 2008, 21h30
LOVING ANNABELLE (L)
Katherine Brooks, 76m, EUA, 2006
Legendas em Português
Passada num colégio interno católico, Loving Annabelle é a história duma professora que se apaixona por uma estudante. Isolado do mundo exterior, o Colégio de Santa Teresa orgulha-se em educar apenas as melhores raparigas. Gerido pela severa Madre Emaculata, poucos acontecimentos lhe escapam neste ambiente rígido. A professora Simone Bradley é dedicada à escola e às suas alunas e vive num mundo com poucos conflitos até à chegada de uma nova estudante, uma rebelde que se recusa a aceitar regras e disciplina. Annabelle é filha de um famoso Senador e arranja sarilhos onde quer que vá. Quando se conhecem, Simone rotula Annabelle de problemática para mais tarde descobrir que apenas ela liberta a intensidade e a paixão que têm faltado a Simone. Cegas face ao mundo que as rodeia, as duas mulheres têm um caso amoroso destinado a destruir tudo em que Simone acredita.
Domingo, 30 de março de 2008, 16h00
DANGEROUS LIVING: COMING OUT IN THE DEVELOPING WORLD (GL)
John Scagliotti, 62m, EUA, 2003
Legendas em Português
Documentário de longa duração que explora as profundas mudanças sofridas por gays, lésbicas e transgéneros nos países do Sul. Na última década do século XXI, uma nova e intensa visibilidade alastra-se pelos países em desenvolvimento, abrindo espaço à disputa pela identidade sexual e de género, pautada por conflitos familiares e guerras entre o governo e as religiões fundamentalistas. No entanto, no Ocidente, conhecimento desta autêntica revolução histórica e social apenas chegou com a notícia de 52 homens que haviam sido presos na discoteca Queen Boat, no Cairo, devido a crimes de "conduta imprópria". Este filme retrata, assim, a marcante história de vida destes gays que enfrentaram o seu coming out num país em vias de desenvolvimento e sofreram, portanto, as consequências e provações que daí advieram.
Domingo, 30 de março de 2008, 18h00
LATTER DAYS (G)
C. Jay Cox, 107m, EUA, 2003
Legendas em Português
Christian (Wes Ramsey) é um jovem gay promíscuo que vive em Los Angeles. Sempre pronto para festas e sem qualquer interesse em assentar com alguém, não pensa em demasia sobre nada. Quando Aaron (Steve Sandvoss), um jovem mórmon se muda para o seu condomínio, Christian aposta 50 dólares em como consegue seduzi-lo. Christian encontra-se perto de ganhar a aposta, mas Aaron parece relutante pois a homossexualidade é proibida pela igreja mórmon. Quando os seus companheiros mórmon se apercebem do que se passa, Aaron é enviado de volta a Idaho para enfrentar os pais sobre a sua transgressão.
Outros ciclos de cinema organizados:
Voltar à página ciclo de cinema lgbti
- 8º ciclo de cinema LGBT
- 7º ciclo de cinema LGBT
- 5º ciclo de cinema LGBT
- 6º ciclo de cinema LGBT
- 1º ciclo de cinema LGBT
- 2º ciclo de cinema LGBT
- 4º ciclo de cinema LGBT
- 3º ciclo de cinema LGBT
- 9º ciclo de cinema lgbt
- 10º ciclo de cinema lgbt em Lisboa
- 10º ciclo de cinema lgbt no Porto
- 11º Ciclo de Cinema LGBT (Porto)
- 11º Ciclo de Cinema LGBT (Lisboa)
- 12º Ciclo de Cinema LGBTI
- 12º ciclo de cinema lgbti em Lisboa
- 12º ciclo de cinema lgbti no Porto
- 12º ciclo de cinema lgbti em Évora
- 12º ciclo de cinema lgbti no Funchal
- 13.º Ciclo de Cinema LGBTI no Porto
- 13.º Ciclo de Cinema LGBTI no Funchal
- 13.º Ciclo de Cinema LGBTI em Braga
- 13.º Ciclo de Cinema LGBTI em Tavira
- 13.º Ciclo de Cinema LGBTI em Lisboa
- 14.º ciclo de cinema lgbti no Porto
- 14.º ciclo de cinema lgbti no Funchal
- 14.º Ciclo de Cinema LGBTI em Coimbra
- 15.º ciclo de cinema lgbti em lisboa
- 15.º ciclo de cinema lgbti em coimbra
- 15.º ciclo de cinema lgbti no porto
- 15.º ciclo de cinema lgbti no funchal