Comunicado
Nota de pesar - Angelita Correia
12 janeiro 2021
12 Janeiro de 2021
A rede ex aequo lamenta o falecimento de Angelita Correia, uma mulher trans brasileira residente no Porto e apelamos às autoridades Portuguesas e à comunicação social que encarem esta tragédia com respeito pela vítima.
Lembramo-nos de como foi tratado o caso trágico de Gisberta, também uma mulher trans brasileira residente no Porto, que foi brutalmente assassinada em 2006. Somos constantemente relembrades, através de novos casos e denúncias, como são tratadas as pessoas imigrantes em Portugal, ainda mais evidenciados depois do caso de Ihor Homeniuk. Sabemos também que, em Portugal, a violência contra as mulheres não é tratada como um problema sério e não param de surgir casos de crime.
A violência machista, a violência transfóbica e xenófoba são vastamente ignoradas em Portugal e cabe a nós, expô-la e exigir respostas.
Apelamos às autoridades que investiguem este caso diligentemente e saibam apontar culpados, e também à comunicação social que noticie este caso com responsabilidade e respeito pela vítima. Não podemos permitir que o caso da Angelita seja tratado com desdém por parte da comunicação social e das autoridades!
Estamos solidáries e enviamos as nossas condolências à família e amigos da Angelita Correia.
Chega de violência! Chega de abusos contra as pessoas trans, as mulheres e as pessoas imigrantes!