Comunicado
dia da visibilidade trans
31 março 2021
Nesta data e desde 2009, assinala-se o Dia da Visibilidade Trans. Ser visível é uma conquista que a comunidade trans infelizmente ainda tenta alcançar, apesar de ser constantemente empurrada de volta para ‘’o armário’’.
Numa sociedade onde a opinião do ‘’tudo bem mas desde que mais ninguém saiba’’ opera, é necessário continuarmos dia após dia na luta para que as pessoas trans consigam viver tranquilamente.
A transfobia muitas vezes nasce através de insultos, insultos estes que levam ao isolamento e que invisibilizam. Ao não permitirem que alguém trans possa viver e existir como qualquer outra pessoa não só é perpetuado o desconhecimento como também o ódio ao que não se conhece.
Com isto inicia-se um ciclo de violência que não pode continuar.
Por todo o mundo e não só hoje como no resto do ano as pessoas trans devem existir e ser visíveis.
Milhares de jovens trans ainda crescem sem uma referência nos media ou até mesmo na sua aldeia de alguém que seja trans levando-es a achar que estão sozinhes.
Hoje em dia raros são os filmes que ao retratar uma pessoa trans não acabe forçosamente com a mesma num final trágico ou altamente violento.
Sem nunca desvalorizar a violência sofrida, temos de criar representatividade em todas as áreas e que a mesma seja positiva.
Queremos existir, queremos saber que existem mais pessoas e queremos acima disso o fim da transfobia.